História da Psicologia Social- Linhas, Temas e Autores
01 – Qual a dificuldade da Psicologia Social delimitar se objeto de estudo. A dificuldade da Psicologia Social em delimitar seu objeto de estudo é a pluralidade e multiplicidade de abordagens teóricas adotadas como referências legítimas à produção de conhecimentos sóciopsicológicos.
02 – Quais as vertentes da Psicologia Social, onde se desenvolveu, e quais os principais temas e objetos de estudo. A primeira das vertentes é a Psicologia Social Psicologia que se desenvolveu na América do Norte,principalmente nos EUA, dos principais temas marcaram as duas décadas subsequentes, que assinalam o período da Segunda Grande Guerra e do pós-guerra atitudes e percepção de pessoa, e essa psicologia tem foco o individuo em relação a sociedade, buscando explicar os sentimentos e pensamentos do individuo no contexto geral social, a segunda se conceitua como Psicologia Social Sociológica, sendo mais predominante na Europa, entre os temas de estudo mais frequentes no contexto das relações intergrupais, e as representações sociais, que remetem a uma psicologia dos grupos e coletividade, tendo como objeto de estudo a experiência social adquirida pelo individuo a partir da influência dos processos sociais, observando os fenômenos advindos dessa, a terceira vertente é a Psicologia Social Crítica, observando que ela se manifestou na América Latina principalmente, e foi movida por movimentos sociais feminismo, por exemplo e posturas críticas como o pós-modernismo, a construção teórica em psicologia social deve emergir dos problemas e conflitos, tendo como principal objetivo o bem-estar do ser humano pela promoção da mudança social.
03 – Fale e comente um pouco sobre esses temas. Na Psicologia Social Psicológica as atitudes constituem-se em um dos construtos mais antigos no conteúdo sócio-psicológico, embora sua definições nem sempre sejam consensuais. Contudo, alguns temas são