Autonomia relatia
Resenha Crítica: Atividades de produção em sala de aula e dificuldades dos alunos na busca de uma autonomia relativa
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP. Atualmente é adjunta 3 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua estrangeira e produção escrita. O projeto de pesquisa que coordena, "Autonomia relativa na produção de textos em diferentes contextos de ensino", é financiado por auxílio do CNPq em 2007.
A autora trata da relação da autonomia do aluno diante das perguntas pré-formatadas, que o método da consulta não abre e/ou dar fruição à liberdade da criatividade e de uma posição ativa em relação ao que foi dito e escrito.O texto busca explicitar às várias dimensões, dentre elas as lingüísticas, discursivas e educacionais, numa perspectiva sócio-histórica dos alunos.
O fenômeno é resgatado na sua própria realidade local, para a parti daí se trabalhar as questões metodológicas. E por último a Zozzoli busca o exemplo da análise, onde a mesma elabora testes de produção, a parti da compreensão dos textos.A autora procura justificar suas idéias em torno de conceitos norteadores, desta forma, busca-se em estudiosos e críticos renomados, pressupostos teóricos para a sua avaliação temática. Mas adiante, lança mão da metodologia da investigação, quando a mesma procura a contextualização do fenômeno e sua descrição, sem buscar a testagem de