Automóveis Roca S A
“Automóveis Roca S.A.”
1. O que você acha da nova estrutura de organização mais descentralizada? Existe realmente descentralização? Que proporia para os problemas que ocorreram? Voltaria à situação anterior?
R: Na verdade o Sr. Roca optou por uma organização mais descentralizada, porém a estrutura organizacional que se montou, não facilitou para que os gerentes pudessem obter os objetivos necessários. Verificamos que a descentralização ocorreu “parcialmente”, não levou-se em consideração que este processo torna o custo do controle mais alto, pois se faz necessário um sistema de controle financeiro formalizado, indicadores de controle, sistema de informações eficaz, deve existir um planejamento e por fim um sistema de avaliação baseado em informações financeiras e não financeiras. Isto é, os sistemas de controle necessários para a descentralização não estavam todos inseridos na estrutura montado pelo Sr. Roca.
Para fazer com que a empresa mantenha seus trabalhos, sem ter que voltar a situação anterior, proporia ao proprietário que reformulasse a estrutura até então montada, inserindo controles financeiros, orientando seus gerentes a busca incessante a resultados, orientação quanto a tomada de decisões controlando as decisões de cada responsável pelo departamento, definindo objetivos globais e não apenas de cada departamento.
2. Quais são, em sua opinião, as razões dos problemas que ocorreram? Qual é a sua relação com a nova estrutura e com o sistema de informação que foi criado? O que você acha dos critérios contábeis utilizados? Concorda com a oficina ser controlada com um centro de lucros? O que acha dos preços de transferência praticados entre os departamentos? O que acha sobre o sistema de incentivos individualizados? Estaria de acordo com a ideia de um incentivo conjunto sobre o benefício total da empresa?
R: Os problemas ocorreram principalmente porque optou-se por uma