automotivo
Estrutura de um sistema de gestão da manutenção em uma empresa do segmentoautomotivo.
1- RESUMO
As atividades de manutenção representam peça chave para que a produtividade das organizações não sofra interrupções, o que, por conseguinte, vai elevar os índices de competitividade,tendo como conseqüência a lucratividade desejada.
O planejamento, o uso das ferramentas de melhoria continua e a padronização dentro do sistema de gestão da manutenção, torna-se essencial para o bomdesempenho e alcance dos resultados esperados
Palavras-chave: Manutenção. Planejamento. Gestão.
2- INTRODUÇÃO
A Gestão de manutenção com planejamento, qualidade epadronização dos processos produtivos tem como principais características buscar a excelência em manutenção como estratégia.
Nos dias atuais, as organizações cobram produtividade e qualidade nas execuçõesdas tarefas cotidianas, buscando sempre alta produtividade, dedicação e principalmente “foco no resultado” e a manutenção tem um papel fundamental para que esses objetivos sejam cumpridos para asorganizações que também objetivam aumento de produção e custos mais baixos.
3- DESENVOLVIMENTO
De acordo com estatísticas mais recentes, as organizações gastam,anualmente, em manutenção, somente algo equivalente a 5% a 10% do valor do maquinário.(Ária,2007).
Muitos estudiosos da área consideram estes percentuais elevados, mas se esquecem de que se a manutenção forbem aplicada, o valor acabado do produto pode sofrer reduções consideráveis, assim como os custos com o maquinário e mão de obra. (Ariza, 2007).
A palavra manutenção tem origem no vocabuláriomilitar, cujo sentido era “manter” o efetivo humano e material em nível constante. Que manutenção significa, entre outras coisas, preservar algo.
A necessidade dos primeiros reparos surgiu no final doséculo XIX, quando as indústrias passaram a se mecanizar. Até 1914 as atividades de