automação
ENGENHARIA ELÉTRICA
DIOGO GONÇALVES MOREIRA TAVARES
ANILDO INÁCIO DA SILVA JUNIOR
FONTE DE ONDA COMPLETA COM REGULADOR DE TENSÃO
MACEIÓ/AL 2012
DIOGO GONÇALVES MOREIRA TAVARES
ANILDO INÁCIO DA SILVA JUNIOR
FONTE DE ONDA COMPLETA COM REGULADOR DE TENSÃO
Este trabalho foi apresentado à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), do Centro Universitário CESMAC, no Curso de Engenharia Elétrica, como exercício para 2° avaliação da disciplina de Eletronia I.
Professora: Sergio Silva de Carvalho
MACEIÓ/AL
2012
INTRODUÇÃO
Percebemos que no decorrer dos anos, a eletrônica assumiu grande importância em nossas vidas, facilitando nosso dia-a-dia. Tudo o que está ao nosso redor, está de alguma forma envolvido com a eletrônica. Os componentes eletrônicos foram realmente um marco na história das descobertas e, nos proporcionaram um imenso avanço tecnológico, tornando mais simples nosso modo de viver. Para o funcionamento de circuitos eletrônicos se faz necessária a utilização de tensões de correntes contínuas, como é o exemplo de uma pilha ou bateria. Portanto, se torna imprescindível a retificação da tensão alternada disponibilizada na rede elétrica.
Este trabalho irá descrever passo a passo a construção de uma fonte de tensão cc regulável, material necessário para tal projeto.
Descrição do Projeto
Este projeto tem como objetivo, montar uma fonte de tensão cc regulável, variando entre 1,2 e 12 volts.
1 - Transformador
Um transformado com uma tensão no primário de 220Vca, uma tensão no secundário de 22Vca para uma corrente de secundário de 1A.
= =
10:1
2 - Fusível
=
Dispersando as perdas de potencia no transformador, retificador e regulador;
Esse valor é apenas uma aproximação porque dispersamos as perdas de potencia no transformador, retificador e regulador. A corrente real no primário