Automação
ESCOLA SÃO JORGE
PROF. PEDRO
AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO
PORTIFÓLIO, 2012
ESTÃO CITADOS ABAIXO ALGUNS DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS E DONOMINAÇÕES, COM SUAS RESPECTIVAS FUNCIONALIDADES UTILIZADOS NA ÁREA DE AUTOMAÇÃO E INTRUMENTAÇÃO MOSTRADAS COM MUITA CLARESA PELO PROFESSOR PEDRO AO LONGOS DESTE PERÍODO ESCOLAR (2º BIMESTRE), GOSTARIA DE DESTACAR, QUE EMBORA SÃO NOMENCLATURAS POUCO CONHECIDAS EM RALAÇÃO A OUTROS ASSUNTOS QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER, PUDE PERCEBER SUA IMPORTANCIA EM NOSSAS VIDAS E PARA O CRESCIMENTO DE UMA NAÇÃO, E TAMBEM DE COMO ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA.
RANGE: CONJUNTO DE VALORES DA VARIAVEL MEDIDA QUE ESTAO COMPREENDIDOS DENTRO DO LIMITE SUPERIOR OU INFERIOR
HISTERESE: ERRO MAXIMO APRESENTADO POR UM INTRUMENTO
TRANSMISSOR: DETERMINAM O VALOR DE UMA VARIAVEL NO PREOCESSO ATRAVÉS DE UM ELEMENTO PRIMÁRIO,TENDO O MESMO SINAL DE SAÍDA,CUJO VALO VARIA APENAS EM FUNÇÃO DA VARIAVEL DE PRECESSO.
TRANSDUTOR: INFORMA UMA OU MAIS QUANTIDADES FÍSICAS,MODIFICA, CASO NESCESSÁRIO.
FIELBUS: SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL BIDIRECIONAL, QUE INTERLIGA EQUIPAMENTOS INTELIGENTES DE CAMPO COM O SISTEMA DE CONTROLE OU COM EQUIPAMNTOS LOCALIZADOS NA SALA DE CONTROLE
TUBO DE BORDON: DISPOSITIVO PARA MEDIDA DE PRESSÃO QUE CONSISTE GERALMENTE EM UM TUBO COM SEÇÃO OVAL, DISPOSTO NA FORMA DE ARCO DE CIRCUNFERENCIA,TENDO UMA EXTREMIDADE FECHADA E A OUTRA ABERTA A PRESSÃO A SER MEDIDA.
TERMOMETROS BIMETALICOS: POSSUI PARTE DA ESTRUTURA ENROLADA EM FORMA DE ESPIRAL OU HÉLICE,PARA AUMENTAR SUA SENSIBILIDADE.
SPAN: DIFERENÇA ENTRE VALORES EXTREMOS
ERRO: VALOR LIDO ESTARA ATRASADO
EXATIDÃO: PODE SER DESCRITO DE FORMA PERCENTUAL
TELEMETRIA: TÉCNICA DE TRANSPORTAR MEDIÇÕES ABTIDAS NO PROCESSO A DISTANCIA
CALOR: ENERGIA EM TRANSITO
INDICADOR: FORNECE LEITURAS NA FORMA ANALÓGICA E DIGITAL
RADAR: POSSUI UMA ANTENA CONICA QUE EMITE PULSOS ELETROMAGNÉTICOS DE ALTA FREQUENCIA A SUPERFÍCIE A SER DETECTADA, NA MEDIÇÃO DE NIVEL
EMPUXO: FORÇA