Automação
CURITIBA
OUTUBRO 2010
SUMÁRIO
1- Automação..................................................................................................................01
2- Utilização .........................................................................................02
3- Problematização..........................................................................................................03
4-
INTRODUÇÃO
A automação tem por foco o processo, os ativos da produção e os especialistas envolvidos nas atividades de operação e gerenciamento do negócio.
Ela restitui ao homem sua condição de ser pensante no processo industrial. Ao substituir o trabalho braçal pelo intelectual a automação possibilitou o melhor uso da mão-de-obra. Na sociedade os benefícios que a automação traz são a redução de custos, aumento de produtividade, redução a exposição de trabalho monótono e repetitivos e até mesmo perigosos, no aumento de salários entre outros.
Como tudo também tem o lado negativo com o aumento do desemprego principalmente para pessoas de baixa qualificação, extinção de alguns tipos de empregos, problemas sociais e psicológicos em decorrência da submissão ao ritmo das máquinas. HISTÓRICO
Desde a pré-história o homem se preocupa em poupar o esforço com a invenção da roda e a utilização de moinhos de vento, rodas d’águas e o uso da força animal.
Mas foi somente na era industrial, a partir do meado do século 18, é que a automação ganhou destaque.
A necessidade de aumentar a produção e produtividade levou a criação de uma série de inovações com maquinas cada vez mais modernas com a capacidade de realizar com mais precisão e rapidez os trabalhos manuais.
Por volta de 1788, James Watts desenvolveu um mecanismo de regulagem do fluxo de vapor em máquinas.
No século XX, os computadores se tornaram o alicerce na automação, junto com os servomecanismos e controladores programáveis.
A origem do computador está relacionada a