Automação
AUTOMAÇÃO E CONTROLE DISCRETO
LISTA DE EXERCÍCIOS REFERENTE A PRIMEIRA PROVA
ALUNO: FELIPE RAMON DOS PASSOS
CAPÍTULO 1
1. Quando surgiu o CLP?
Em 1968
2. Que problema o CLP pretendia resolver inicialmente?
Demanda existente na indústria automobilística norte-americana. Devido à grande dificuldade de mudar a lógica de controla de painéis de comando a cada mudança na linha de montagem.
Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e de dinheiro.
3. Defina sensores, controladores e atuadores.
Sensores/transdutores: transdutor é um dispositivo que converte uma condição física do elemento sensor em um sinal elétrico para ser utilizado pelo CLP através da conexão às entradas do CLP. Um exemplo típico é um botão de pressão momentânea, em que um sinal elétrico é enviado do botão de pressão ao CLP, indicando sua condição atual (pressionado OU liberado). Atuadores: sua função é converter o sinal elétrico oriundo do CLP em uma condição física, normalmente ligando ou desligando algum elemento. Os atuadores são conectados às saídas do CLP. Um exemplo típico é fazer o controle do acionamento de um motor através do
CLP. Neste caso a saída do CLP vai ligar ou desligar a bobina do contator que o comanda.
Controladores: de acordo com os estados das suas entradas, o contro-lador utiliza um programa de controle para calcular os estados das suas saídas. Os sinais elétricos das saídas são convertidos no processo através dos atuadores. Muitos atuadores geram movimentos, tais como válvulas, motores, bombas; outros utilizam energia elétrica ou pneumática. O operador pode interagir com o controlador por meio dos parâmetros de controle. Alguns controladores podem mostrar o estado do processo em uma tela ou em um display.
4. Cite as vantagens e desvantagens do CLP com relação a outros sistemas de controle.
Vantagens: Facilidade e flexibilidade para alterar os programas. O CLP pode ser reprogramado e operar com uma lógica