Contabilidade
Estudar a importância da convergência do comitê regulador das normas contábeis e auditoria no Brasil e os benefícios dessa ação, que irá alinhar e assegurar a transparência financeira do mercado brasileiro aos padrões internacionais.
Comitê regulador da convergência no Brasil.
Por meio da resolução 1.103/07 criou um comitê gestor de convergência no Brasil, com o objetivo principal de contribuir a reforma contábil e da auditoria no Brasil, para a transparência das informações para serem melhor utilizadas pelo mercado e tudo de acordo com os padrões internacionais . Em função disso o CFC aprovou a reunião plenária do dia 28 de setembro a resolução n° 1.105/07, que a partir dessa resolução se criou o comitê de convergência no Brasil. Esse comitê vem desde 2006 com um trabalho de regular os pronunciamentos contábeis para a auditoria.
A conselheira da câmara técnica do CFC, Verônica Souto Maior diz que esse trabalho do comitê vai levar o Brasil a um elevado patamar e vai dar transparência as informações financeiras do mercado .
Com esse trabalho, acreditamos que até 2010 tenhamos conseguido eliminar as diferenças existentes entre as normas contábeis e de auditoria do Brasil e as internacionais. ( SOUTO, 2007, p. 19 )
Esse plano de ação esta sob a coordenação da conselheira do CFC e da diretora técnica do instituto dos auditores independentes do Brasil (ibracon), Ana Maria Elorrieta e irá identificar as ações necessárias para a implementação no alinhamento dessas convergências brasileiras aos padrões internacionais editadas pelo CFC e emitidos pelo CPC a partir das normas brasileiras de contabilidade (NBCs) e os assuntos de regular o campo de ação vai ficar a cargo do (CVM) do Banco Central do Brasil, da superintendência de seguros privados (SUSEP) e dos demais órgãos internacionais de contabilidade. E assim fica que o comitê de convergências do Brasil fica composto pelo CFC, ibracon, CVM e Banco Central do Brasil e outras entidades futuramente