Artes
Florestas tropicais que são densas, heterogêneas, latifoliadas, apresentando a maior biodiversidade do planeta.
Trecho de floresta tropical desmatada
Florestas temperadas aparecem em áreas de médias latitudes e caracterizam-se por apresentar as quatro estações do ano bem definidas (plantas decíduas ou caducas).
Savanas são formações predominantemente rasteiras, apresentando árvores (plantas tropófitas) espaçadas na paisagem.
Pradarias são formações de gramíneas típicas de clima temperado e estão muito associadas às atividades agropecuárias.
Florestas de coníferas encontradas em áreas de clima frio, presença de pinheiros com folhas aciculifoliadas e abertas na paisagem.
Tundras são formações de clima frio polar, que resistem no máximo três meses, como os musgos e liquens.
Formações desérticas vivem em ambientes inóspitos com elevadíssimas temperaturas e ambientes secos, como os cactos (plantas xerófilas).
Principais formações vegetais do Brasil
Cerrado
Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas; as cascas destas árvores são duras e grossas; o cerrado é uma vegetação típica de locais com estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
Floresta Amazônica
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o “pulmão do mundo”.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de