Automação
Oliveira, Luiz André Iserhard
Porto, Clebersom Attolini
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
apalegre@gmail.com andre.egewarth@br.abb.com jam.tecnico1@gmail.com andreiserhard@yahoo.com.br clebersomporto@gmail.com
Resumo: O presente trabalho descreve as atividades desenvolvidas durante a automação de um controle de níveis d’água dos tanques de uma planta didática, utilizando blocos de função PID (Proporcional Integral Derivativo) e programação LD (Diagrama de Ladder) de um CLP (Controlador Lógico Programável).
A elaboração deste trabalho, a análise e implementação deste projeto seguiu de forma dispersa, sem etapas pré-definidas, utilizando principalmente as instruções relatadas pelo professor durante as aulas e a troca de conhecimento e experiências com os demais colegas de classe.
De toda a forma, mesmo não seguindo um padrão para a o desenvolvimento ou implementação, o projeto foi concluído e apresentou ótimos resultados, principalmente por ter atendido completamente as exigências do projeto.
Palavras-chave: Controle de nível, planta didática, programação de CLP, programação ladder, controle PID.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo implementar um controle PID para os níveis d’água dos tanques da planta didática utilizando um CLP Twido (modelo: TWDLMDA40DTK) da Schneider Electric, tendo como requisitos do escopo do projeto manter o nível do tanque central em 60%, e o parâmetro de vazão da válvula de gaveta do tanque central ajustado em 5/8 de volta de abertura, conforme segue ilustrado na figura 1 e no detalhamento do processo.
Figura 1 – Planta didática
Detalhamento do processo
O processo consiste nas seguintes operações: 1°- O tanque superior deve manter um nível d’água constante para alimentar o tanque central. 2°- O tanque central deve ter o seu nível d’água controlado através do controle PID do CLP, tendo como