Automação na industria automobilistica
Na indústria automobilística, assim como em outras industrias, o uso de circuitos elétricos se faz necessário no abastecimento, distribuição, e planejamento de energia na planta industrial, assim como em computadores e maquinas. O setor industrial é responsável por, aproximadamente, 46% do consumo de energia elétrica no Brasil.
A energia que chega a indústria através da rede de distribuição, mesmo com todos os avanços da tecnologia , tem desperdícios durante o percurso que faz ate alimentar maquinas e outros equipamentos, o que contribui para o custo de produção.
Com a busca por maior produção e menor custo, o planejamento, controle e supervisão do uso de energia elétrica é um dos pontos críticos na indústria. Sendo os motores elétricos, o principal destino da maior parte da energia que é consumida nas industrias, seu uso correto é de grande importância no que diz respeito a reduzir desperdícios e economizar energia, algumas recomendações incluem:
- otimização do sistema motor-equipamento, não so o motor como o equipamento que irá movimentar deve ser corretamente dimensionado, evitando uso de materiais desnecessários que aumentam seu peso e fazem a transmissão mecânica ineficaz.
- substituição de motores superdimensionados, correção do fator de potência baixo e redução dos picos de demanda.
- em processos contínuos, onde o motor opera mais de 7000 horas por ano, o uso de motores de alto rendimento é aconselhável, uma vez que é fabricado com materiais de melhor qualidade elevando seu rendimento em ate 10% em comparação aos motores comuns.
Dos diversos tipos de motores elétricos existentes, o mais significativo