Automação Industrial - Sensores e Atuadores
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – SENSORES E ATUADORES Acadêmicos: Professora: LUDMYLLA GOMES CABRAL
Trabalho entregue à disciplina Automação Industrial da Faculdade de Engenharia de Produção da UniRV – Universidade de Rio Verde.
RIO VERDE – GOIÁS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................................3
TIPOS DE SENSORES........................................................................................................4
TIPOS DE ATUADORES..................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................15
INTRODUÇÃO
Existem diversos tipos de sensores utilizados em equipamentos eletrônicos. Podemos usar simples chaves ou dispositivos de acionamento momentâneo do tipo mecânico, até transdutores especiais que convertem alguma grandeza física numa grandeza elétrica como, por exemplo, uma tensão. Esses sensores servem para informar um circuito eletrônico a respeito um evento que ocorra externamente, sobre o qual ele deva atuar, ou a partir do qual ele deva comandar uma determinada ação. Equipamentos mais simples podem usar apenas um sensor, mas um robô, uma máquina industrial ou um equipamento médico complexo podem empregar muitos sensores e de tipos diferentes.
Já os atuadores são equipamentos capazes de converter energia hidráulica e/ou pneumática em movimento, estão divididos principalmente em lineares e rotativos e são utilizados nas mais diversas aplicações e segmentos. Recebem o nome de atuadores porque são eles que atuam no processo, substituindo os acionamentos manuais em sistemas automáticos.
SENSORES
Diversos tipos de sensores são utilizados na indústria, todos com