automaçao
BIOMEDICINA
INTRODUÇÃO
Hoje com alto índice de novas descobertas e doenças, a saúde aproximar-se do meio tecnológico. A saúde com a tecnologia tende a buscar e alcançar meios nos quais tragam conceitos e materiais tecnológicos para o considerado avanço no bem-estar dos pacientes e profissionais da saúde. Para conceber essa evolução da saúde, a automação tem se tornando mais presente em meio laboratorial.
O campo industrial, administrativo e comercial atualmente se ver obrigado a aderir essas “modernidades” com isso se exigi um conhecimento voltado às novas técnicas e conceitos dessas novas tecnologias.
A automação aliada à informatização tem como objetivo mostrar alterações no ambiente laboratorial, no qual, o resultado dessa união é de mais produtividade, mais eficiência e com mais controle.
Com a automação já se pode classificar o nível de padronização dos laboratórios. Além de também avaliar as vantagens e as desvantagens desse processo evolutivo ao meio da saúde.
I. EXPECTATIVAS DA AUTOMAÇÃO
A visão de ter máquinas apropriadas espaçando os tubos com material de exames, ou como qualquer outro procedimento laboratorial vem se presente atualmente devido à automação enquadrada nos laboratórios. As transformações tende ser cada vez mais presente no ambiente de trabalho, essa mudanças evolutivas tende a demostrar novos processos na qual compromete a diminuir erros na medicina laboratorial, além de aumentar sua produtividade e redução nos desperdícios.
II. FASE DA AUTOMAÇÃO
A automação conseguiu desenvolveu tanto, ao ponto, de ser classificadas por etapas. As etapas são denominadas de pré-analítica, analítica e pós-analítica.
A fase denominada de pré-analítica basicamente se classifica em procedimentos de coleta, manipulação, processamento e entrega das amostras aos analisadores. Para essa fase pode citar como exemplo de automação são:
Robôs móveis: no