Automaçao
Podem-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática.
Tendo como base a energia elétrica e a energia pneumática, a Automação Eletropneumática é uma área muito importante na indústria, no ramo automotivo e nos equipamentos hospitalares, onde entre outros, podemos ver a presença dos dispositivos eletropneumáticos.
Objetivos
Na posição de acadêmicos do curso de engenharia mecânica, nosso objetivo com o presente trabalho é apresentar, detalhar e trazer informações sobre itens e processos utilizados durante a aula de aplicação prática ministrada pelo professor, no dia 30/09/2014.
Dentre todos os objetivos didáticos propostos pela visão prática de eletropneumática, o sobressalente é o aprendizado de montagens de circuitos, e o entendimento com mais clareza dos mesmos.
Desenvolvimento
Proposta De Experimento 01 - Martelo pneumático automático com comando eletropneumático de cilindros dupla ação com válvulas simples solenoide.
Pressionando-se a chave seletora o cilindro 01 deve avançar e permanecer por um tempo determinado suficiente para que o cilindro 02 execute 3 golpes de ida e volta e então o cilindro 01 também retorna. Fazer regulagens para obter movimento descrito acima.
MATERIAIS UTILIZADOS:
5715952500
Cabeamento para testes de laboratório:
Cabos para condução elétrica em cobre, encapados em borracha flexível com encaixes específicos para ligações em painéis elétricos de cunho didático.
5715-635000 Rele de tempo retardo:
Rele com capacidade de realização de operações de chaveamento com manipulação de tempo, seja por sistema eletromecânico ou eletrônico.
571535941000 Válvula duplo solenoide:
As válvulas de 5 vias 3 posições com centro fechado são largamente utilizadas em aplicações onde existe a necessidade da parada do atuador durante o curso. Estas válvulas normalmente são centradas por mola, fazendo com que sua posição inicial seja o centro.