automaçao
Centro Tecnológico - CTC
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Professor: Anderson
Matéria: Tecnologia da Edificação I
Alunas:
Gabriela Yoshitani da Luz
Maria Eduarda Scarsanella Miranda
Mariana Pereira Clemes
Marilia Ferrari
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
A tecnologia em nosso favor.
Florianópolis, 09 de julho de 2009.
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
O que é automação?
Automação (do inglês Automation), é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.
É a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção.
A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.
Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo mais eficiente, ou seja maximizando a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.
Para viabilizar a automação de um determinado processo, existe uma necessidade preliminar de realização de um estudo técnico (também chamado de engenharia básica ou levantamento de dados) que verificará todas as necessidades para o processo desejado, servindo como subsídio para a identificação, análise e determinação da melhor estratégia de controle e para a escolha dos recuros de hardware e/ou software necessários para a aplicação. Atualmente, a automação está presente em diferentes níveis de atividades do homem, desde as residências, no trânsito, através de sistemas de controle de tráfego e sinalização, nos edifícios comerciais, processos de conpra, venda e transporte de bens, processos industriais primários e secundários, e até nas jornadas espaciais
A automação pode ser