automaçao
Histórico e definição da automação
Etimologia: Da palavra Automation (1960), buscava enfatizar a participação do computador no controle automático industrial.
Podemos conceituar a automação como sendo a junção das ferramentas necessárias para produzir um determinado item, do processo para o manuseio deste item e do controle para tal, fazendo com que haja pouca ou nenhuma intervenção de trabalho humano. Exemplos que se incluem nesta definição são:
• Um processo em fluxo contínuo de produção que integra vários mecanismos para produzir um item.
• Máquinas auto reguláveis (com controle em feedback) que apresentam alta performance e precisão em processos produtivos.
• Máquinas eletrônicas computadorizadas.
Observa-se habitualmente, que o termo automação industrial é utilizado em referência a qualquer tipo de mecanização avançada ou sinônimo de evolução tecnológica, mais especificamente, relacionado com o mundo cibernético. Isto se deve ao fato de que a automação é uma disciplina que busca sempre os últimos avanços tecnológicos e está em constante evolução.
Geralmente, os sistemas de controle que compõem um equipamento automatizado são compostos por um grupo de dispositivos eletrônicos e componentes cujo objetivo é proporcionar estabilidade, precisão e eliminar transições prejudiciais em processos produtivos. Estes sistemas podem ter diferentes formas de implementação, variando desde as fontes de energia até os equipamentos em si. Figura 1.1 – Braço robótico em operação A automação nas atividades humanas
Criada para facilitar a realização das mais diversas atividades humanas, a automação pode ser observada:
Nas residências: nas lavadoras de roupas e de loucas automáticas; nos micro-ondas; nos controles remotos de portões de garagem.
Na rua: nos caixas de bancos automáticos; nos controladores de velocidades de automóveis; nos trens do metro; nos cartões de credito.
No trabalho: nos