automacao
O consequente desenvolvimento contínuo de técnica de comandos e de robôs da KUKA permite estabelecer a robótica nos mais diversos mercados. Não é somente na técnica automobilística que os robôs cooperadores contribuem para a otimização e flexibilização da produção de veículos. Os desenvolvimentos têm como objetivo abrir continuamente novos mercados em todos os setores industriais. Assim sendo, o KUKA Robot Group oferece atualmente para quase todo setor e quase toda aplicação a solução de automação adequada.
Os campos de aplicação para um robô KUKA são tão variados quanto a sua produção. Seja no depósito, na fabricação ou na expedição, seja para carregar ou descarregar, para manusear ou processar peças: Em cada uma das fases de processamento é possível utilizar o potencial de otimização dos nossos robôs.
Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) , é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.
Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção. Fonte: Lacombe (2004)
Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo mais eficiente, ou seja maximizando a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.
A automação pode ser dividida em alguns ramos principais:
Automação industrial - A automação industrial de uma máquina/processo consiste essencialmente em escolher, de entre as diversas tecnologias que se encontram ao nosso dispor, as que melhor se adaptam ao processo a desenvolver e a melhor