Autoconceito em Psicologia
CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS ASSOCIADAS À SAÚDE:
A IMPORTÂNCIA DO AUTO-CONCEITO
Carlos Manuel de Sousa Albuquerque *
Cristina Paula Ferreira de Oliveira **
* Professor-Adjunto da Escola Superior de Enfermagem de Viseu
** Enfermeira-Especialista - Hospital de São Teotónio de Viseu.
"Os factores psicológicos influenciam significativamente o estado de saúde das pessoas, não apenas no sentido da promoção da saúde e da prevenção da doença, como na geração ou recuperação de processos de doença e na morte prematura".
(Friedman,1991)
Palavras Chave: Auto-Conceito; Saúde; Doença; Comportamento; Desenvolvimento.
1. INTRODUÇÃO
Para compreensão do processo do desenvolvimento humano, torna-se imprescindível o recurso ao auto-conceito (Gecas,1982). Devido à sua importância, tal constructo tem sido estudado nas diversas áreas da Psicologia, das quais salientamos a Psicologia da Educação (Burns,1979; Crook,1984, Veiga,
1988, 1989), Psicologia Clínica (Vaz Serra,1986; Vaz Serra e Firmino,1986; Vaz Serra et al.,1986) e
Psicologia Social (Gecas,1982; Neto,1986).
Segundo Burns (1986), o auto-conceito é composto por imagens acerca do que nós próprios pensamos que somos, o que pensamos que conseguimos realizar e o que pensamos que os outros pensam de nós e também de como gostaríamos de ser.
Albuquerque, Carlos Manuel de Sousa & Oliveira, Cristina Paula Ferreira de (2002). Características psicológicas associadas à saúde: a importância do auto-conceito. Millenium, 26.
Para este autor, o auto-conceito consiste em todas as maneiras de como uma pessoa pensa que é nos seus julgamentos, nas avaliações e tendências de comportamento. Isto leva a que o auto-conceito seja analisado como um conjunto de várias atitudes do eu e únicas de cada pessoa.
O auto-conceito tem um papel