Autoavaliação
DISCIPLINAS:
EDUCAÇÃO DO CORPO E MOVIMENTO - EAD 296
Esta disciplina contribuiu muito para meu processo de formação. As atividades me ajudaram muito me estimulando a criação de novos conhecimentos. Foi bom lembrar a minha trajetória de vida, lembrando da minha infância, da minha família, e também porque escolhi o curso de pedagogia . A lembrança da minha infância, que foi toda vivida na roça, me sentiu criança de novo.
Percebi que não estava cuidando do meu corpo como deveria.
Aprendi que o quanto é importante à observação dos corpos. Pois os corpos transmitem muitas informações, sempre se movimentando, às vezes transmitem a ideia de conflitos, de insegurança, de sofrimento e também de felicidade.
Também foi muito interessante ver que nos dias de hoje podemos ver uma crescente preocupação com o corpo. Corpo que tem sido visto como uma vitrine para ser exibida ou como uma máquina a ser aperfeiçoados. Foi de grande valor saber que o corpo educado depende da proposta educativa adotada, que por sua vez se fundamenta nos valores da sociedade, num determinado momento histórico. E que a escola vem utilizando diferentes maneiras de educar os corpos das crianças: a arquitetura dos prédios, a organização e ocupação dos lugares, a distribuição dos tempos escolares, os programas de ensino, os rituais, os códigos, os exercícios das mãos, os exercícios físicos e os jogos. Poderíamos enumerar ainda: o tom da voz, a forma de mastigar, o uso do uniforme, o comprimento dos cabelos, o jeito de andar, dentre outras. Foi muito importante para minha aprendizagem saber que a dimensão do gesto enquanto linguagem que expressa e comunica ao outro que estimula as relações e interações da criança com outro, com a natureza e consigo mesma. Como espaço é importante o exercício da corporalidade infantil. Estes espaços devem constituir-se como ambientes que contribuam para evitar o surgimento de travas, ou mesmo eliminar as que já tiverem se