autoapresentação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
INSTITUTO DE LETRAS E LINGUISTICA
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 1
PROFA.: Dra. MARIA APARECIDA RESENDE OTTONI/ILEEL
ALUNA: MARIANA CINTRA GONÇALVES
EXPANÇÃO DOS CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA TRAZ BENEFÍCIOS ÀS CIDADES MINEIRAS.
Os benefícios oriundos de uma Universidade Federal são muitos, desde um ensino de qualidade gratuito à geração de empregos para servidores e construtores. Além de abrir caminhos para o desenvolvimentos dos municípios em que estão localizadas.
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que contava apenas com dois campus na cidade, agora conta com outros em cidades da região.
O “Campus do Pontal” localizado em Ituiutaba foi inaugurado em 2007 e oferece 11 cursos de graduação voltados para licenciatura.
Os Campus de Patos de Minas e Monte Carmelo oferecem 3 cursos cada cidade, além da esperada construção do Campus do Glória que será seis vezes maior que os três campi juntos (Umuarama, Santa Monica e Educa).
O orçamento alto da Universidade traz benefícios pra Uberlândia e região, gerando empregos e trazendo novos moradores, fazendo uma movimentação na economia, já cerca de 80% dos estudantes são de outras cidades.
Os investimentos feitos pela UFU a tornaram uma das 15 mais de Ensino Superior do país, com boas estruturas físicas e com professores altamente qualificados, projetos e bolsas não faltam.
E com a criação dos novos campus a UFU visa levar empreendedorismo e desenvolvimento para os municípios.
Estudantes quando questionados sobre a ida da UFU para Ituiutaba falaram sobre o desenvolvimento não só econômico mas cultural também. O que é um ponto importante a se destacar. Pois os movimentos culturais causados por uma Universidade são muitos.
“Antes da construção da UFU não existiam muitos eventos culturais na cidade, palestras e etc.”, disseram estudantes.
A aluna de engenharia de