Auto Instrucional Fixo
FACULDADE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO ENGENHARIA CIVIL
AUTOINSTRUCIONAL DE QUIMICA
BELO HORIZONTE
2014
QUESTÕES
1) Uma reação de corrosão consiste em transferir elétrons entre um elemento químico do material e um outro do meio. Essa transferência de elétrons pode ocorrer através de um mecanismo químico, chamado corrosão química, ou através de um mecanismo eletroquímico, chamado corrosão eletroquímica. Diferenciar e exemplificar estes dois mecanismos de corrosão.
A corrosão eletroquímica é um processo espontâneo, passível de ocor-rer quando o metal está em contato com um eletrólito, onde acontecem, simultaneamente, reações oxidação e redução. É mais frequente na natureza e se caracteriza por realizar-se necessariamente na presença de água, na maioria das vezes a temperatura ambiente e com a formação de uma pilha de corrosão.
Exemplo1: Quando metal está em contato com o eletrólito , formando uma pilha de corrosão A Formação de Ferrugem é um exemplo de corrosão eletroquímica. O ferro se oxida facilmente quando exposto ao ar úmido (oxigênio (O2) e água (H2O)). Essa oxidação resulta no cátion Fe2+, formando o polo negativo (que perde elétrons) da pilha:
Ânodo: Fe(s) → Fe2+ + 2e-
Entre os vários processos de redução que podem ocorrer a mais significativa é a da água:
Cátodo: 2H2O + 2e– → H2 + 2OH–
Enquanto os cátions Fe2+ migram para o polo negativo (cátodo), os ânions OH- migram para o polo positivo (cátodo) e ocorre a formação do hidróxido ferroso (Fe(OH)2).
Fe2+ + 2OH– → Fe(OH)2
Na presença de oxigênio, esse composto é oxidado a hidróxido de ferro III (Fe(OH)3), que depois perde água e se transforma no óxido de ferro (III) mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), que é um composto que possui coloração castanho-avermelhada, isto é, a ferrugem que conhecemos:
2Fe(OH)2 + H2O + 1/2O2 → 2 Fe(OH)3
2Fe(OH)3 → Fe2O3 . H2O + 2H2O
Exemplo2: Quando dois metais são ligados por um eletrólito, formando pilha galvânica
Por exemplo, se