Auto-hemoterapia
A presente pesquisa abordará a auto-hemoterapia (AHT), discorrendo sobre suas aplicações e benefícios sendo esta uma técnica secular, que vem sendo utilizada com sucesso no tratamento de diversas doenças.
Leopoldo Cea, no “Diccionario de términos y expresiones hematológicas”, em 1941,conceitua a auto-hemoterapia como sendo um método de tratamento que consiste em injetar em um individuo uma determinada quantidade de seu próprio sangue, e assim estimulando o seu sistema imune. (2), (3)
O sistema consiste em coletar 5 ml, 10 ml ou 20 ml de sangue da pessoa e, no mesmo instante , aplicá-lo no músculo (nádegas ou deltóide) de forma que o corpo do indivíduo crie mecanismos de defesa, elevando os níveis de macrófagos de 5% para 22% (Os macrófagos são células que fazem a "limpeza total" do nosso corpo, eliminando , bactérias, fibrinas e vírus do organismo e são produzidos pela medula óssea). Esses níveis elevados de defesa, criados pelo próprio organismo, atingem o pico após 8 (oito) horas de aplicada a injeção e duram por até 05 (cinco) dias, quando então começam a diminuir até atingirem os valores normais de uma pessoa sadia (5%).(1),(2) (3), (4), (7)
A auto-hemoterapia é um método de tratamento controverso, porém apresenta relatos de casos bem sucedidos. É um procedimento antigo que se baseia no empirismo, onde o tratamento consiste em aplicações do sangue autólogo, por via intramuscular, com objetivo de estimular o sistema imunológico, potencializando a sua ação através da ativação do Sistema Mononuclear Fagocitário (SMF). (2). (7)
Os benefícios da auto-hemoterapia são constituídos pela presença no sangue de antígenos que em contra partida estimula á produção de anticorpos, quando este sangue é re-injetado no músculo ou tecidos. (2), (3), (7)
A retirada de sangue e a sua injeção intramuscular é um procedimento que tem o seu primeiro registro em 1911, Francois Ravaut, e nomeado como auto-hemoterapia, sendo utilizada em diversas enfermidades como