Auto Da Compadecida Literatura Completa
João Grilo e Chico
No inicio da literatura João Grilo e Chico arruma um emprego com o padeiro da cidade. O cachorro da mulher do padeiro fica doente, João Grilo e Chico vão à igreja para pedir ao padre que benzesse Xaréu. Mas o padre não concordou João então disse que o cachorro era de Antônio Morais, um homem poderoso. Ao ouvir isso o padre aceitou benzer.
Quando iam saindo da igreja Chico e João Grilo viram Antônio Morais indo para igreja. João se aproximou e avisou que o padre estava ficando louco chamando a todos de cachorro, para que ele não reparasse. Quando Antônio entrou na igreja logo o padre veio recebê-lo, como ele queria que a filha dele fosse benzida, não houve confusão no início da conversa até que o padre referiu-se a cachorros e assim ofendeu a Antônio, que disse que iria falar com o bispo sobre a grosseria do padre.
Assim que ele saiu chegou na igreja o padeiro e sua mulher, João Grilo e Chico. Xaréu acabava de morrer e a mulher queria que o cachorro fosse enterrado em latim. O padre e o sacristão não concordaram, mas João que podia agir como quisesse para conseguir o enterro, logo inventou que o cachorro era cristão e em troco do enterro deixava dez contos de réis para o padre e três para o sacristão. E assim o enterro foi feito.
Os conflitos foram:
O capanga de Severino tentou matar João Grilo e assim eles começaram uma luta e João Grilo enviou uma faca no capanga.
Severino e seu capanga entrou na igreja e matou o Bispo, o Padre, o sacristão, o padeiro e sua mulher.
O capanga de Severino lhe dá um tiro e em seguida tocou a gaita e obviamente o cangaceiro não voltou à vida.
O capanga que ainda não havia morrido, pegou o rifle e em seu último minuto deu um tiro em João Grilo.
Aspectos ausentes:
Na literatura a cachorra se chama Xaréu.
E também na literatura a mulher do padeiro e chamada de ‘’Mulher’’ e no filme a mulher do padeiro se chama Dora.
Na literatura João logo inventou que o cachorro era cristão e em troco do