auto avaliação
Em seu livro "Get The Job You Want, Even When No One's Hiring", o consultor norte-americano em desenvolvimento de carreira, Ford Myers, relata que o que os gerentes costumam fazer são as avaliações de desempenho de seus funcionários. Porém, muitos chefes e patrões fazem esse trabalho mais como uma obrigação.
Muitas empresas não dão muita atenção para as autoavaliações. "Mas algumas levam muito a sério e tomam medidas para estimular seus funcionários a fazerem esse tipo de exercício". Entretanto, fazem isso com formalidade, constata Myers.
De acordo com John Reed, da consultoria Robert Half Technology, algumas companhias estão no caminho certo e usam a autoavaliação por duas razões:
• Esse processo obriga o funcionários a avaliar a si próprios e também a sua performance.
• Ajuda os gestores a entender se o colaborador da sua equipe tem uma compreensão exata do seu desempenho no trabalho.
"A autoavaliação é essencial para analisar o desempenho e uma oportunidade para verificar suas próprias realizações. Você deve fazê-la todo ano e dizer a seu gerente que áreas gostaria de focar mais", aconselha Michelle Roccia, vice-presidente da consultoria em RH norte-americana WinterWyman.
Veja a seguir dez recomendações que os especialistas recomendam na hora de fazer a sua autoavaliação de desempenho.
1- Fale sobre o mapa da sua carreira
A autoavaliação deve ser focada não apenas em seu trabalho, de acordo com Myers. Ela também deve ser baseada em seu plano de carreira de longo prazo. "É uma oportunidade para você refletir sobre como está em sua carreira e não apenas no seu trabalho", afirma o consultor. Use-a para refletir onde quer está no longo prazo.
Do ponto de vista do empregado, se