Jesus
O documentário The Corporation começa com uma informação inquietante, que nos termos da lei, uma empresa não é uma coisa, mas uma pessoa. Este vídeo abri os olhos das pessoas, mesmo que elas achem que já estão abertos. Ele aborda a questão de como uma empresa pode fazer mal, causar dor, sofrimento e até a morte no mundo e não apenas no nível individual mas a nível global, e ainda assim elas são dotadas de normalidade.
Toda grande corporação é são comparadas a maças podres, à medida que o mundo uniu-se por um mesmo motivo de globalização, crescimento de corporações e busca de lucros em qualquer lugar no planeta, as maças ficam mais podres ainda! Relata corporações que ajudaram a terrorista com golpes militares e até mesmo a dominar serviços essenciais em um país inteiro! Um exemplo foi distribuição e o armazenamento de água na Colômbia.
Por exemplo, nos EUA as vacinas desenvolvidas pela MONSANTO, traziam risco à saúde do animal e consequentemente, as pessoas, mas em todo o tempo a empresa não se declarou como responsável e negou o fato. As emissoras de televisão são sempre imparciais e geralmente não veiculam o que deveriam, para não perder patrocínio, fazem com que a população seja cada vez mais desinformada. Cada empresa tem um propósito, este é, fornecer o valor e os lucros para seus acionistas, que continuam a crescer.
Na verdade há uma lei de crescimento que cada empresa deve seguir. Por lei, as empresas devem colocar os lucros dos acionistas em primeiro lugar e ao fazer isso ela exporta os seus problemas para o público em geral. No vídeo, estes são chamados de "externalidades ", e as corporações são máquinas que irão externar os custos de seus esforços para a sociedade e para o planeta. Os interesses das corporações é controla a sociedade em geral, aonde as informações que chegam a nós, são filtradas de acordo com os seus interesses.