AUTO ATIVIDADE DO CAP TULO 1 OK
BIBLIOLOGIA
AUTO-ATIVIDADE DO CAPÍTULO 1
Nome: Márcia Roberta Salvador da Silva
Série:
Data de Entrega: 21/03/2015
1. O que significa a auto manifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo relacional?
R = Auto manifestação é como Deus se revela como pessoa, nos dá conhecer seu caráter e sua personalidade. O objetivo relacional é para que nós tenhamos o conhecimento sobre as coisas de Deus, e o conhecimento de Deus.
2. Explique as três categorias teológicas de Revelação?
A = Revelação Geral: É Deus se comunicando com os seres humanos através da natureza, fazendo-se conhecido a todas as pessoas em todos os tempos e lugares. (Salmo19:1 ; Romanos 1:20).
B = Revelação Especial: Deus se comunicando através da sua palavra e de seu filho Jesus Cristo. Esta revelação diz respeito às comunicações particulares e manifestações de Deus para certas pessoas (profetas e escritores sagrados) em tempos, lugares e épocas específicas.
C = Revelação Gradativa e Progressiva: Deus foi avançando até alcançar uma forma mais completa. A amplitude da revelação foi acontecendo à medida que o homem podia receber esta revelação, ou seja, de modo apropriado ao entendimento humano.
3. O que significa dizer que a revelação foi de natureza antrópica e analógica?
Antrópica: Deus falando conosco em linguagem humana comum, com expressões que fazem parte da experiência humana comum, do cotidiano dos homens. Outras formas pelas quais se revelou foram através de sonhos, visões e inclusive através da encarnação de seu Filho Jesus Cristo, na qual usou modalidades de um ser humano comum.
Analógica: Quando Deus faz uma comparação, a diferença está no grau: Deus é amoroso como são amorosos os homens, porém muito mais.
4. Por que a encarnação do filho de Deus foi tão especial no que se refere à revelação?
R = A encarnação foi o meio mais sublime e mais completo de revelação. A vida e mensagem de Jesus era uma revelação especial de Deus (Hb 1.1,2). A