aurora genesi
No espaço estão alojados 430 machos doadores, responsáveis por produzir 520 mil doses de sêmen por ano e atingir um rebanho aproximado de 105 mil matrizes, ou seja, 61,4% de toda a base produtiva da Aurora. O potencial máximo de produção será alcançado ainda este ano.
A UDG tem sua produção totalmente automatizada, dando mais agilidade, qualidade e segurança no processamento das doses e garantindo que o produtor atinja os níveis zootécnicos almejados. Esta automatização está presente na coleta e no envase, assegurando que o produtor receba as doses recém-produzidas em horário adequado para seu uso nas propriedades rurais.
O sêmen é distribuído com veículo climatizado a todas as cooperativas do sistema Aurora, localizadas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os reprodutores estarão alojados em instalações climatizadas e com alto grau de biosseguridade.
Para garantir a sanidade do rebanho, a UDG tem instalações acessórias, como arco de desinfecção, escritório para controle de entrada de pessoas, barreira sanitária (banho de funcionários e visitantes) e quarentena obrigatória. Esses cuidados certificam a sanidade de todos os animais introduzidos na unidade.
Transformação
O custo do material genético para os criadores de suínos será reduzido. As doses de sêmen serão disponibilizadas por preços acessíveis. Com a inauguração da UDG, serão gradativamente desativadas as centrais de inseminação artificial do sistema Coopercentral Aurora operadas pelas filiadas Cooperalfa (Chapecó, São Miguel do Oeste e Cocal do Sul) e Copérdia (Concórdia), além da Emater de Erechim (RS).
A desativação terá