Aulas
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – 5˚ PERÍODO
DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DA COSTRUÇÃO CIVIL
FROF.: DAVID COL DEBELLA
TEMA: GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS
OBJETIVO:
O estudo desta pesquisa objetivou analisar a importância e a divisão dos tipos de stakeholders em empresas voltadas para a construção civil. Observando a relação ente stakeholders e empresas deve ser cada vez mais próxima para o melhor desenvolvimento de uma empresa. Os estudos passaram a buscar entender e discutir as implicações dessas relações. Vários autores trabalharam sobre o tema, provocando aparentemente uma diversidade de visões que acabam se diferenciando quase que apenas pelo grau de importância com que os stakeholders são identificados por uma empresa.
GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS
A expressão Stakeholdes é uma palavra de origem Inglesa e não possui uma tradução direta para linga portuguesa. A tradução ao pé da letra significa Aquele que possui interesse (”Stake“: interesse ou participação e “Holder”: títular, dono, proprietário, aquele que possui). Para entender na partica seria basicamente qualquer pessoa ou organização que tenha participação ou seja afetado pelo processo produtivo de uma empresa. Com o objetivo de conceituar um grupo de pessoas que tem interesses em uma costrução, mas que não são apenas acionistas. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.
Uma outra característica que deve ser abordado são as divisões e quantidades de Stakeholders que tem influencia direta ou indiretas em uma empresa ou obra, esta influencia classifica Stakeholdes em dois grupos, os Primários e Secundários.
Os primeiros stakeholders, diretos, em um projeto são os Gerentes de Projeto, o Patrocinador do Projeto, a Equipe de Projeto e o Cliente e podem existir os stakeholders indiretos como a comunidade, os concorrentes, fornecedores, investidores. Além disso, cada projeto