Aulas
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7 APÊNDICES 8 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 9 ANEXOS 10 ANEXO A – Título do anexo 11
1 INTRODUÇÃO
A linguagem corporal mostras diversos benefícios para uma interação entre professores e alunos. Ela tem a necessidade de uma devida atenção em que seus aprimoramentos exigem estudos e interação no currículo escolar.
O professor deve entender o desenvolvimento do seu aluno, é extremamente importante que a linguagem corporal seja incluída na sala de aula com mais freqüência, de uma forma mais esclarecida, para maior esclarecimento dos alunos.
É necessário entender que a comunicação não depende só da linguagem falada, mais sim de uma combinação entre ambas.
Nos primeiros anos as crianças gostam de ouvir histórias e prestam atenção aos movimentos, tons de voz e sons usados pelo narrador. As histórias colaboram com desenvolvimento da linguagem da criança.
Por essa e outras razões, atividades de leitura devem fazer parte da creche e de Escolas de Educação Infantil.
As narrativas é um dos gêneros literário mais abrangente, há diversos tipos de textos que são lidos por pessoas em todos os lugares do mundo. O principal objetivo de um texto narrativo é contar um fato. Nas instituições de ensino infantil são muito usados os contos, crônicas, lendas, fábula, parábola, entre outros.
Todas as obras narrativas possuem elementos estruturais:
Narrador: é o que narra à história, sendo ele da terceira pessoa, observador, ou um personagem.
Tempo: é o determinado momento em que os personagens vivenciam experiências e ações.
Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.
Enredo: é a trama, o que deve ser resolvida.
Personagem: Herói ou heroína.
Desfecho: quando a história termina.
Existem vários tipos de