Aulas de centro de material e esterilização cme
Profª Lorenna Rodrigues
Definição
Unidade de apoio a todos os serviços assistenciais e de diagnóstico que necessitem de artigos odonto-médicohospitalares para prestação de assistência aos seus clientes.
Silva, 1998.
É uma unidade de apoio técnico a todas as unidades assistenciais. É responsável pelo processamento dos artigos (instrumental), respiratórios e outros. O processamento envolve: a limpeza, o preparo dos artigos, a esterilização, a guarda e distribuição dos artigos.
Atividades desenvolvidas no CME
Receber, desinfetar e separar os artigos. Lavar os artigos. Receber roupas vindas da lavanderia. Preparar os artigos e as roupas em pacotes. Esterilizar os artigos e as roupas por meio de métodos físicos e/ou
Serviço que recebe, acondiciona, processa, controla e distribui têxtis (ropa, gazes, curativos) equipamento biomédico e instrumental a todos os setores do hospital, com o fim de prover insumo seguro para ser usado com o paciente.
Acosta-Gnass & Stempliuk, 2008.
químicos. Realizar controle microbiológico e de validade dos produtos esterilizados. Armazenar e distribuir os artigos e as roupas esterilizadas. Zelar pela proteção e pela segurança dos operadores.
RDC nº 307, de 14 de novembro de 2002, MS.
Organização do CME
Descentralizada: utilizada até o final da década de 1940; neste tipo de central cada unidade ou conjunto delas é responsável por preparar e esterilizar os materiais que utiliza. Semi-centralizada: teve início na década de 1950; cada unidade prepara seus materiais, mas os encaminha para serem esterilizados em um único local. Centralizada: tipo de CME recomendada atualmente; os materiais do hospital são processados no mesmo local, ou seja, os materiais são preparados, esterilizados, distribuídos e controlados quantitativa e qualitativamente no CME.
Organização do CME
Serviço Terceirizado: técnica administrativa que estabelece um processo gerenciado de transferência de atividades