Aulas contextualizadas sobre acidos e bases
TÍTULO: Ácidos e bases: contextualizando as aulas de Química
AUTORES: Macedo, M.E.R. (IF SERTÃO-PE) ; Oliveira, P.S. (IF SERTÃO-PE) ; dos Anjos, D.S.C. (IF SERTÃO-PE) ; da Rocha, L.P.G. (UNIVASF)
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo ministrar uma aula contextualizada sobre “Ácidos e Bases” a alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Pacífico da Luz situada em Petrolina-PE, mostrando a importância da contextualização no ensino de química, além de conscientizar os jovens da importância da ciência e como eles podem participar ativamente da sociedade. Como estratégia utilizou-se um texto gerador "Chuva Ácida" e os alunos realizaram experimentos com caráter investigativo, sendo possível identificar as substâncias ácidas e básicas utilizando o indicador natural de repolho roxo. Foi verificado que, após a aula, 90% dos alunos souberam definir corretamente ácidos e bases, assim como a maioria soube exemplificá-los, verificando que houve a construção de conceitos.
PALAVRAS CHAVES: Contextualização; Chuva Ácida; Ácidos e Bases
INTRODUÇÃO: Muitos estudantes nos diversos níveis de ensino demonstram dificuldades em aprender química por não entenderem o sentido que faz estudá-lo. O Ensino de Química é, na maioria das vezes, aplicado de forma tradicional, limitado na simples memorização e reprodução de nomes, fórmulas e cálculos, completamente desvinculados do cotidiano e da realidade dos alunos. A utilização de experimentos nas aulas de Química é uma das maneiras eficiente de ensinar e aperfeiçoar o entendimento dos conteúdos, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a apreensão da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e na análise de concepções não- científicas, porém o experimento didático deve privilegiar o caráter investigativo, favorecendo a compreensão das relações conceituais da disciplina (MÓL, 2008). A ideia de contextualização surgiu com a reforma do ensino