Aula2
É quando há variação de velocidade no movimento, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado, ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
Aceleração Média
Podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade , em um intervalo de tempo , sendo dada pela razão:
Velocidade em função do tempo
Posição em função do tempo
Equação de Torricelli
Exemplo: (UFPE) Uma bala que se move a uma velocidade escalar de 200m/s, ao penetrar em um bloco de madeira fixo sobre um muro, é desacelerada até parar. Qual o tempo que a bala levou em movimento dentro do bloco, se a distância total percorrida em seu interior foi igual a 10cm?
Resolução: Apesar de o problema pedir o tempo que a bala levou, para qualquer uma das funções horárias, precisamos ter a aceleração. Para calculá-la usa-se a Equação de Torricelli.
Observe que as unidades foram passadas para o SI (10cm=0,1m).
A partir daí, é possível calcular o tempo gasto:
Diagramas:
Espaço x Tempo
Aceleração x Tempo
Velocidade x Tempo
Podemos encontrar o valor do deslocamento através do cálculo da área sob a reta da velocidade, ou seja, a área do trapézio:
Exemplo: O gráfico abaixo mostra a velocidade de dois ciclistas (C1 e C2) em função do tempo. Ambos partem da posição inicial zero pata t = 0 e percorrem trajetórias retilíneas no mesmo sentido. Com base nos dados da figura, determine o valor da aceleração do ciclista C1 no instante t = 5 s;
Resolução: A equação da velocidade é dada por:
VC1=V0C1+aC1t
Como para t = 0, V0C1 = 0, temos:
VC1=0+aC1t
Porém, no gráfico a reta passa pelo ponto VC1 = 4 m/s, t = 10 s. Então:
4=10aC1 → aC1=0,4m/s2
Como a velocidade de C1 cresce linearmente no trecho de 0 s até 10 s, então sua aceleração é constante. Assim, neste intervalo de tempo,