Aula05 Fonte E Cor
Disciplina: Aplicativos gráficos para web
Professora: Juliana Cristina da Silva
Aula: 05
Data: 01/03/10
Tipografia
Uma fonte possui a propriedade de transmitir uma sensação particular a um indivíduo ou sociedade, muitas vezes mais sugestivas que uma imagem, podendo ser dirigida ou não a um público específico e demonstrar uma intenção explícita ou implícita. Propriedade da tipografia:
Estilo das fontes
• Negrito: realça uma palavra ou frase em meio a um período.
• Itálico: além de ser usado para realçar palavras ou expressões, também funciona como uma diferenciação e destaque de palavras estrangeiras, jargões ou expressões menos conhecidas em meio ao um período.
• Sublinhado: Tornou-se um padrão na Web para links. Evitar usar este estilo a não ser em palavras curtas ou textos clicáveis. Separação entre caracteres (ou kerning)
Corresponde ao espaço maior ou menos entre os caracteres e outro. O efeito kerning torna as palavras ou expressões mais longas, aparentemente, e sua leitura é mais pausada e lenta. Evite utilizar espaçamentos entre caracteres muito grandes se o período ou a palavra forem muito longos. Também não é interessante usar o kerning quando a fonte for manuscrita podendo o texto ficar ilegível.
Entrelinhas
Corresponde à distância entre uma linha de base e outra. Evite deixar um espaçamento muito pequeno entre fontes; o texto torna-se ilegível e desorganizado. Um espaçamento muito grande entre linhas também dificulta a leitura, já que os olhos percorrem um espaço muito maior entre um período e outro, cansando a visão.
Família das Fontes
Serifadas – Presença de arremates nas partes superiores e inferiores das letras. Confere a um texto maior seriedade e elegância. Ex.: Time New Roman, Garamond, Geórgia.
Sem Serifas – Caracterizam-se pelo estilo mais limpo e desenho simplificado, com traços da mesma espessura e paralelos entre si. Ex.: Arial, Futura Lt BT, Century Gothic.
Monoespaçadas – Cuja largura dos caracteres é a