Aula
A
resistência descreve os efeitos de genes de uma dada planta ho spedeira (= hospedeiro) capazes de restringir ou mesmo prevenir a multiplicação de um determinado nematoide em seus tecidos. A tolerância ao dano é independente da resistência e diz respeito à habili dade de uma dada planta hospedeira em compensar ou recuperar-se dos efeitos adversos de ataque por det erminado nematoide e produzir bem. Entendimento sim ilar a esse tem sido proposto também para os casos de vi roses de plantas. Esses dois termos são muitas veze s usados comparativamente e esses confrontos, para se rem válidos, necessitam ser feitos sob a mesma cond ição ambiente e com semelhante pressão de inóculo.
Fixação do carbono é a denominação para o processo que remete ao fato do organismo absorver dióxido de carbono. Este processo ocorre graças ao Ciclo de Calvin (ou como é mais comumente conhecido: fase escura da fotossíntese), onde o dióxido de carbono é ligado à um aceptor, originando como produto de uma reação de redução uma molécula de CH2O (um carboidrato). Porém, sinteticamente podemos dizer que o ciclo de Calvin consiste numa cadeia de reações químicas que utilizam as moléculas de CO2 para formar moléculas mais complexas, tais como aminoácidos, ácidos graxos e carboidratos. Há conhecidamente três tipos distintos de fixação do carbono: C3, C4 e CAM. A seguir veremos a descrição de cada tipo:
* C3: a fixação C3 recebe este nome porque o produto originado da reação fotossintética é uma molécula com três carbonos, o ácido 3-fosfoglicérico. Neste processo há uma