Aula
Materiais: Corda, cadeiras ou bambolê.
Aquecimento
Corrida da centopéia - Descrição da atividade: Dividem-se as crianças em três ou quatro grupos e deve-se formar uma “fila indiana” (um atrás do outro), estando cada criança com a mão na cintura ou no ombro do colega da frente. Dado o sinal pra começar, todas as equipes devem estar formadas e irem em direção á linha de chegada, o trajeto deve ser feito em zig-zag sem desfazer fila. Caso a corrente se rompa, a equipe deve voltar ao lugar de partida e recomeçar o trajeto.
Vencerá a equipe que chegar primeiro a linha de chegada sem romper a fila.
Principal
Pular corda - Descrição da atividade: Distribua as cordas individuais e proponha para os alunos os seguintes desafios: Cada aluno deve saltar a corda individualmente, num ritmo lento, e contar qual o número de repetições de saltos que consegue realizar em seqüência, sem errar. Cada aluno deve fazer a mesma contagem, agora com a corda sendo batida num ritmo rápido. É importante ressaltar que a definição de ritmo lento e rápido é realizada por critérios individuais de cada aluno. Proponha que a corda seja batida por dois colegas e saltada pelos outros alunos,e alterando os que batem até que todos possam pular. Os dois extremos de ritmo (lento e rápido) devem ser estabelecidos pelo grupo, de forma a favorecer a eficiência da quantidade de saltos a ser conseguida por todos.
Corrida de bonde - Descrição da atividade: Providencie algumas cadeiras ou bambolê e arrume-as assim: Coloque-as uma ao lado da outra formando a primeira fila. Forme a segunda fileira de cadeira (ou bambolê) de frente para a primeira fileira. Deixe um espaço entre as duas fileiras. Deve haver uma cadeira (bambolê) a menos que o número de participantes. Cada criança deve sentar-se numa cadeira ( ou ficar com os pés dentro do