Aula
AULA 01 – 07 de agosto
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Em toda sua história , o ser humano sempre inventou maneiras de melhor aplicar seus esforços para, assim , conseguir melhores resultados de suas ações .
Isso ficou evidenciado a partir do momento em que aprendeu a reunir forças , juntando pessoas, idéias e experiências e trabalhando em conjunto . Essa foi a etapa em que o ser humano inventou a organização - “ motor do desenvolvimento econômico e social responsável por nossa chegada ao mundo moderno , o carro-chefe da inovação e da transformação da sociedade contemporânea.”
Vivemos em um mundo de organizações .
Tudo o que a sociedade requer e do qual necessita é inventado, criado , desenvolvido, produzido e comercializado por organizações. São heterogêneas e bem diferenciadas:
Organizações governamentais : ( ministérios , secretarias, repartições publicas )
Organizações não –governamentais ( ONGS como o terceiro setor, que envolvem atividades culturais, sociais, filantrópicas , de representação )
Terceiro setor: Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado).
De um modo mais simplificado o Terceiro Setor é o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativas
Dentro das organizações que fazem parte do Terceiro Setor, estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos.
No âmbito jurídico, no Brasil, em estudo intitulado “As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil 2002”, realizado pelo Instituto