aula
Neuroses são transtornos da afetividade que levam as pessoas a experimentar sentimentos e reações motoras incomuns e/ou incontroláveis, com perfeita conservação do juízo de realidade. Assim, um neurótico fóbico pode sentir intenso medo ante uma situação ou um objeto que ele saiba não representar nenhum perigo. Isto quer dizer que os neuróticos percebem e julgam a realidade como todo mundo, mas reagem a ela de forma diferente. Essa característica os distinguem dos psicóticos, que exibem uma alteração do juízo de realidade. Em termos clínicos isso significa que os psicóticos em geral apresentam delírios e os neuróticos não. Muitas pessoas acreditam que a palavra “neurótico”, significa loucura, mas estão equivocadas, pois trata-se de uma reação exagerada do sistema nervoso em relação a uma experiência vivida(reação vivencial). Neurose é uma maneira da pessoa ser e de reagir à vida. A pessoa é neurótica e não está neurótica. Tipos de Neurose
Classicamente, fala-se de quatro tipos de neuroses:
• Neurose de angústia, em que o sintoma predominante é a angústia.
• Neurose fóbica, na qual preponderam as fobias. Atualmente grande parte do que era a neurose fóbica acha-se incluída nos transtornos fóbico-ansiosos.
• Neurose histérica, caracterizada pela conversão de conflitos psicológicos em sintomas orgânicos e dissociações da consciência, atualmente chamada de transtornos dissociativos (de conversão).
• Neurose obsessiva, em que dominam as compulsões e obsessões, atualmente compreendida, em grande parte, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Quais os sintomas das neuroses?
Os sintomas das neuroses são extremamente variados e vão desde alterações ligeiras do estado de ânimo até sintomas orgânicos severos, como paralisias e contraturas, passando por fobias e obsessões.
Qual o tratamento das neuroses?
Nesses quadros clínicos, mais que em quaisquer outros, as psicoterapias são o tratamento principal. Os tratamentos medicamentosos