aula
Entre as diferentes formas de perdas, a que interessa ao artigo é a última, por gerar resíduos. Já as interferências causadas pelos canteiros de obras na vizinhança da obra e nos meios físico, biótico e antrópico do local não têm merecido a devida atenção das empresas e dos profissionais e acadêmicos, embora também causem impactos significativos, como incômodos (sonoros, visuais, etc.) e poluições (ao solo, à água e ao ar).
Como conseqüência é importante reduzir esses impactos negativos ao ambiente,gerado na construção do ciclo de vida de uma edificação.Esses impactos,tem origem das atividades desenvolvidas durante a execução de diferentes serviços presentes numa obra.
Por exemplo, a atividade “fundações”, presente na execução da infra-estrutura de um edifício, tem como um dos aspectos ambientais a “emissão de vibração”, que pode causar como impacto ambiental “incômodo para a comunidade”.Para diminuir esse incômodo deve-se procurar diminuir ou eliminar a emissão da vibração,como por exemplo mudando o tipo de fundação.
Priorizados os impactos que precisam ser reduzidos ou eliminados, pode-se definir as tecnologias e as ações de natureza gerencial necessárias para tanto,estabelecendo os recursos que precisam ser introduzidos. São estas as informações que interessam aos profissionais de obra preocupados com a questão da sustentabilidade.