aula
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO SAÚDE X DOENÇA
- Segundo Leavel & C1ark (1976), o controle completo da doença, só é possível através do conhecimento de sua história e de sua distribuição. Da mesma forma, este conceito pode ser aplicado às enfermidades ocupacionais.
- Ainda hoje, em doenças facilmente relacionadas ao ambiente de trabalho, existe a dificuldade do estabelecimento do nexo – causal, por parte dos diversos profissionais envolvidos no processo e comprometidos com a causa dos trabalhadores.
- Isto se dá, muitas vezes, por questões políticas e econômicas. Para alguns empresários, reconhecer o nexo-causal entre a doença e o processo de trabalho é reconhecer a própria culpa por não proporcionar as mínimas condições possíveis para a manutenção da saúde do trabalhador.
- Para encobrir suas falhas, alguns empresários utilizam-se de brechas na legislação, de lobs parlamentares e da conivência de profissionais não conscientes do seu papel social e da importância da ética profissional.
DEFINIÇÃO DE TERMOS:
AMBIENTE DE TRABALHO
Em uma visão simplista, o ambiente de trabalho é o local onde os trabalhadores desenvolvem os seus processo de trabalho. É a área física que sofre alterações do meio ambiente que o circunda.
PROCESSO DE TRABALHO
Constitui-se na relação direta existente entre os seus elementos básicos, que são o trabalho, os instrumentos de trabalho e o objeto de trabalho.
É a maneira que o trabalhador desenvolve as suas atividades de trabalho.
OBJETO DE TRABALHO
É o principal elemento a ser transformado no processo de trabalho a partir das matérias-primas e que resulta em um determinado produto final, assumindo assim um determinado valor de troca nas relações econômicas. Este Conceito refere-se às industrias, onde todas as atividades são voltadas para a produção de bens (produtos).
No caso dos profissionais de saúde, por exemplo, cuja