Aula
1) Objetivos
Passar aos alunos pela prática da leitura e escrita como identificar os elementos estruturais e literários de uma crônica e notícia de jornal. E estudo de conteúdos de gramática a partir desses gêneros textuais. Se houver recursos na escola pode-se apresentar uma pintura ou vídeo de uma cena qualquer do cotidiano e pedir que os alunos componham a descrição e narração do fato em forma de crônica e em forma de notícia (texto jornalístico). E houver uma eleição das melhores a serem colocadas no mural da escola, e a que for mais votada receber um brinde, uma revista em quadrinhos ou medalha.
Assistir vídeos que mostrem como funciona um jornal e um telejornal, e o que faz cada um de seus funcionários: redator, noticiarista, repórter, apresentador, arquivista-pesquisador, revisor, repórter-fotográfico, repórter-cinematográfico, diagramador; a diferença entre notícia, noticiário e reportagem, o que seja matéria editorial, manchete, manchetinha, ... E se possível visitar em excursão um jornal e um telejornal, pois: "é lento ensinar por teorias, mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo" - Sêneca, filósofo romano do século I.
2)Metodologia Inicialmente apresentar um texto curto de notícia e outro de crônica em cartaz letras grandes na lousa referindo-se a um mesmo acontecimento e mesmos personagens envolvidos. Informar as características de cada gênero e pedir que convertam a notícia em crônica e a crônica em notícia. Como tarefa para casa cada aluno recortar de jornal duas notícias e identificar as suas partes e as perguntas, elementos e respostas. Formarem grupos de cinco, escolherem uma crônica de autor consagrado da literatura brasileira para lerem em forma de jogral à frente da sala de aula.
a) notícia1 (do inglês NEWS - North, East, West, South - as letras iniciais dos 4 pontos cardeais): é a comunicação ou informação de um fato, em geral fora da rotina costumeira de uma