Aula-Tema 3
Disciplina: Ciências Sociais
Aula-tema 03: O Indivíduo e a Sociedade
NOME
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2013
A socialização é um processo que ocorre com todos os indivíduos e que implica na interação social de cada um. É através deste processo que o indivíduo se torna um ser social, pensante e atuante, pois passa a assimilar as culturas e compreender normas, assim seguindo uma conduta e um comportamento de um determinado grupo social. Este processo tem início na infância e avança pelo resto de sua vida.
Quando inicia-se o processo de socialização de um indivíduo em sua primeira infância, a criança passa por mecanismos de construção e interiorização e é através destes que ela adquire comportamentos considerados adequados e corretos à sociedade. Por outro lado, segundo o sociólogo Reinaldo Dias (4ª ed. 2009), “os mecanismos da socialização não inviabilizam que o indivíduo adquira personalidade própria”.
Há vários agentes em uma determinada sociedade para que seja viável este processo de socialização, entre os principais, segundo o autor estão: a família e a escola. Mas não somente estes, estão também os meios de comunicação social e outras instituições sociais que compõem a sociedade em que o indivíduo faz parte, são os responsáveis.
A família, é a base afetiva de todo e qualquer indivíduo que está incluído em uma determinada sociedade, é a esta que cabe a transmitir a cultura que envolve todas as práticas, deveres e saberes acumulados de geração em geração.
O que torna a família e a escola os principais agentes é pelo fato de terem maior repercussão no processo de socialização, uma vez que a escola detém o papel de transmissão dos conhecimentos científicos (denominada socialização formal) cabe a esta o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, capacidade de relacionamento em grupo, competências comunicativas.
Um exemplo de