Aula tema 01
A cultura é, antes de tudo, o elemento principal que separa os seres humanos de outros seres vivos. Ela é transmitida pela memória e por outros equipamentos de registro, por meio do aprendizado que ocorre de geração em geração.
Essa separação homem-animal se deu lentamente por meio do processo evolutivo.
Estado de natureza: estado em que o homem integrava-se ao ambiente natural e agia guiado por instintos e pelo conhecimento genético, herdado de seus antepassados. Essa forma instintiva de agir foi aos poucos sendo substituída por ações ligadas ao desenvolvimento da cultura na humanidade.
Estado de cultura: comportamento organizado, por convenção, pelos grupos que perceberam que o mundo em sua volta exigia reações diferentes das geneticamente condicionadas. Significa dizer que o indivíduo não se guiaria mais somente pelo instinto, mas sim por práticas criadas culturalmente e transmitidas pelo processo de aprendizado de uma geração para outra.
Podemos entender cultura como o conjunto de regras e princípios que guiam os seres humanos, fazendo com que eles tenham comportamento semelhante e compatível e sejam capazes de entender as intenções e as expectativas uns dos outros, possibilitando uma série de diferentes formas de relacionamento, que vão da vida familiar ao trabalho e à guerra.
Evolucionismo: corrente teoria que defende que os seres vivos são fruto de um processo evolutivo, responsável pela transformação das espécies ao longo do tempo. Para os evolucionistas, a seleção natural e a adaptação ao meio são alguns dos processos que conduziram os seres às formas orgânicas complexas que hoje conhecemos. Entre seus principais representantes estava Charles Darwin (1809-1882).
Imperialismo: política de expansão geográfica e de domínio territorial de uma nação sobre a outra. O imperialismo do século XIX, ao qual o texto faz referência, aconteceu em