Aula sobre o Manifesto Comunista
Karl Marx e Frederich Engels
Materialismo histórico
Crítica ao idealismo
Crítica à Economia Política
Linguagem acessiva
O primeiro livro que Marx e Egels escrevem juntos se chama A Filosofia Alemã
Eles foram convidados para escrever o manifesto comunista. É um texto de divulgação de ideias extremamente complexas para um público de operários, cientistas, socialistas e comunistas.
Em comparação com outras obras, o nível de abstração é menor, pois foi para o “trabalhador”. No entando, é denso, pois tentavam mostrar todas as suas propostas em um volume relativamente curto de tempo. Há ima séria de leis, como a noção de classes sócias, noção de crise, leis do capitalismo, que são expostos no manifesto, mas que são explanados didaticamente em O Capital
É a primeira vez que ele usa a expressão burguesia e que fala da noção de crise do capitalismo.
Foi escrito antes da Comuna de Paris e Revolução Russa.
O pensamento de ambos é “crítico” a tudo, crítico ao mercado, à filosofia alemã.
MATERIALISMO HISTÓRICO: é a ciência, a teoria pelo qual marx e Engels escrevem, o ser predomina sobre o concreto. Eu só consigo explicar a religião e como as pessoas são analisando o ser, o material e concreto. Ao contrário da filosofia alemã (idealismo) fetichismo, uma aparência e essa aparência tem uma razão, que para marx tem que ser buscada no concreto, o sistema político, as relações de classes, a infraestrutura da sociedade.
Foi escrito justamente para discutir o porquê da riqueza não ser divida, porque o trabalhador que é a fonte de riqueza é miserável. Para explicar como a burguesia passou a ser não só a classe economicamente dominante, mas também politicamente dominante. A burguesia revoluciona não só a tecnologia e o mercado, mas também a política e a sociedade.
O livro começa com a seguinte frase: “A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias atuais tem sido a história das lutas de classes”. Por exemplo, revolta de