aula sobre beterraba
TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Campus Uberaba M G
Professora: Mariney de Menezes
Disciplina: Olericultura II
Série: 1º Ano
CULTURA DA BETERRABA
1 - IMPORTÂNCIA
A beterraba (Beta vulgaris L.) é uma planta bianual pertencente à família
Quenopodiacea. Em vários países da Europa, da América do Norte e da Ásia, o cultivo da beterraba é altamente econômico e o nível de tecnificação da cultura é bastante avançado, principalmente, o das variedades forrageiras e açucareiras.
No Brasil, o cultivo de beterraba é exclusivamente das variedades de mesa, mesmo assim, em pequena escala comercial quando comparado com outras hortaliças mais tradicionais, tais como, batatinha, tomate, repolho, cebola, alho, etc. Estima-se que sejam cultivados anualmente no Brasil cerca de 18 mil hectares com um volume total de produção de 280 mil toneladas.
2. CLIMA E ÉPOCA DE PLANTIO
A beterraba é típica de climas temperados, produzindo bem sob temperaturas amenas ou frias, com melhor desenvolvimento entre 10-20ºC da parte aérea. Apresenta boa resistência ao frio intenso, contudo não tolera geadas.
Na maioria das regiões produtoras semeia-se de abril a junho, especialmente em altitudes inferiores a 400m. Em localidades acima de 800m semeia-se de fevereiro a julho. Em localidades serranas (de altitude), pode-se semear durante o ano todo, inclusive durante o verão (verão de temperaturas amenas).
1
3. PROPAGAÇÃO
Ao contrário do que ocorre com outras hortaliças tuberosas, que são intolerantes ao transplante, a beterraba é uma notável exceção: se adapta muito bem à propagação por mudas. Ao que parece os nossos melhores produtores fazem a semeadura em sementeiras, de maneira usual para outras hortaliças. Semeia-se em sulcos transversais, espaçados de 0,25 x 0,10 m com 15 mm de profundidade já que as sementes são relativamente grandes. Normalmente utiliza-se cerca de 4,0 a 4,5 kg/ha.
Transplantam-se as mudas com cerca de