aula prática teste chama
A QUÍMICA EM CORES
INTRODUÇÃO:
O modelo atômico de Bohr a partir de uma série de observações definiu que os elétrons possuem um estado de energia fundamental, e um estado excitado onde é preciso absorver energia para saltar de um nível para outro de maior energia. Já quando os elétrons passam deste nível de maior para um de menor energia ele deve liberar a radiação absorvida na forma de ondas eletromagnéticas, ou seja, neste caso na forma de luz.
Essa energia, ou radiação, que é liberada pelos elementos possui cores correspondentes na região do visível (cada elemento possui uma determinada cor) assim podemos observar a olho nu.
Por isso e teste de chama, que é uma espécie de observação que teve uma grande importância histórica como uma das melhores ferramentas para detecção de íons metálicos em alguns minerais.
QUAIS OS BJETIVOS?
Através do experimento vocês deverão discutir e relacionar as cores das chamas observadas com os elementos que provavelmente estão presentes em cada amostra.
REALIZANDO O EXPERIMENTO:
Vocês utilizarão como materiais:
Lamparina a álcool, clips, soluções já preparadas.
Com cuidado, ascenda a lamparina e espere a chama estabilizar, abram os clips deixando um pequeno orifício, em seguida coloquem uma gota de solução no clips e levem para a chama, observem atentamente e anotem a cor observada. Repita esse processo para todas as soluções.
Obs.: Cuidado, pois estamos utilizando materiais inflamáveis!
ORGANIZANDO OS RESULTADOS:
SOLUÇÃO
COR OBSERVADA
ELEMENTO QUÍMICO
1
2
3
4
5
6
Uma questão importante: Qual é o papel (função) da chama neste experimento?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO:
De acordo com título da notícia acima, astrônomos, físicos e químicos já conseguem analisar a composição química de uma estrela ou de um planeta, apenas com a observação de cores e formas.
Mas como será que eles conseguem descobrir quais elementos cada estrela pode