aula pratica
ESCOLA DA SAÚDE
MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA
Método de observação das bactérias
=Protocolo Experimental=
1. OBJETIVO:
Observa a morfologia e afinidade das células bacterianas pelos corantes.
Observar a reação tintorial especifica das bactérias ao Gram.
Avaliar a importância taxonômica do método de Gram na bacteriologia.
2. INTRODUÇÃO
As bactérias podem se visualizadas de várias maneiras, através do exame a fresco, coloração negativa, coloração simples e coloração mista ou diferencial.
O exame direto do microrganismo ou exame a fresco pode ser feito em microscopia de campo escuro (importante na visualização do Treponema pallidum) e em microscopia de campo claro, em ambos, as bactérias são evidenciadas devido o caráter refringente que apresentam. Dentro desses dois tipos de microscopia existem duas maneiras de preparação do material.
Exame entre lâmina e lamínula
Exame do material em lâmina escavada
(gota pendente)
O uso de corantes atóxicos (azul de metileno, vermelho neutro, em soluções aquosas a 1%) permite a visualização de bactérias porem coradas. O exame a fresco é de grande utilidade na verificação da motilidade bacteriana. Também através do microscópio óptico, comumente usado em Microbiologia, o exame do microrganismo pode ser feito por preparações fixadas e coradas, onde as células bacterianas são observadas mortas. Com respeito aos corantes, existem os de caráter ácido, básico e neutro.
A coloração negativa, assim chamada porque as bactérias não se deixam corar aparecendo brancas sobre um fundo colorido, teve grande aplicação na evidenciação de espiroquetas, principalmente Leptospira. Hoje, com o advento de técnicas mais precisas tal aplicação limita-se a demonstrações e alguns métodos de observação de capsula e esporos.
Há
ainda outros métodos de observação das bactérias como: microscopia
eletrônica, microscopia de fase, autorradiografia e