Resenha Freire
INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL – IACS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
DISCIPLINA: ÉTICA E INFORMAÇÃO
PROFESSORA: MARCELA SANCHES
CARINA MUNHOZ DE LIMA.
Referência:
FREIRE, Gustavo. Sobre a ética da informação. In:_ Ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. 1. Ed. João Pessoa: Ideia, 2010. v. 1, p. 5-10.
A importância da comunicação e as transformações que acontecem nas mídias e na informação pela diversificada forma de transmissão , segundo o autor vem dos comportamentos e da mudança mental, que vivemos hoje, das pessoas com que convivemos, aonde estudamos e trabalhamos.
Ao falar em informação, FREIRE diz que o conceito de informação é interdisciplinar complementando com CAPURRO que descreve esse momento como “o transito do logos falado e escrito aos números arithmos, digital”, ou seja, tudo que se fala hoje em dia vira uma linguagem computacional, permitindo que a informação transite por vários meios de comunicação, gerando um grande volume de informação a toda a população, expressando em duas linhas nossa realidade. Com tanta facilidade de acesso e de informação, o autor descreve que os sistemas da informação são fontes de novos problemas morais, e a ética da informação, deve esta em alerta uma vez que a mesma diz respeito a esses conflitos morais, que surgem da interação e relação entre seres humanos, e suas tecnologias. “A privacidade da informação, a prática do spamming, o controle da internet por parte de governos em nome dos seus interesses políticos ou da “segurança nacional”, a exclusão digital, a desumanização do usuário em razão da impessoalidade ou despersonalização das práticas informacionais virtuais, a divulgação de informações que podem antecipadamente criminalizar um indivíduo suspeito de práticas em delito” (FREIRE, 2010, p. 8). O autor relata os problemas, são problemas éticos cujas soluções envolvem