Aula Pratica 4 Sistema Circulatorio
Apontar em um desenho esquemático e descrever morfofuncionalmente, as peças a seguir.
Sistema Circulatório:
Coração:
Valva Bicúspide;
Para direcionar o fluxo da corrente sanguínea, a valva atrioventricular esquerda, também conhecida como valva bicúspide ou valva mitral, tem a função de regular a entrada do ventrículo esquerdo. Possuem algumas estruturas denominadas cordas tendilineas que se fixam nas bordas das cúspides e nos músculos papilares; isto evita que as cúspides se voltem para os átrios durante a realização da sístole ventricular. Portanto, esta valva é constituída de duas cúspides denominadas anterior e posterior. Analisando o ventrículo esquerdo percebe-se que a valva mitral esta localizada ao lado da valva aórtica.
Valva semilunar aórtica;
Esta valva esta situada no orifício que permite a comunicação ente ventrículo esquerdo e artéria aorta. Possui três cúspides denominadas de esquerda, direita e posterior que juntas constituem um formato de “bolso”; o espaço que fica entre as três cúspides e chamado de seio aórtico. Quando as valvas mitral e tricúspide impedem que a corrente sanguínea volte ao átrio o ventrículo se contrai e impulsiona a corrente sanguínea para a artéria pulmonar e a aorta, neste momento as cúspides das valvas pulmonar e aórtica são comprimidas contra a parede dos vasos deixando que o sangue passe. Entre os seios das cúspides sempre permanece a presença de alguma quantidade de sangue, que impede que elas fiquem presas a parede do vaso. A valva aórtica participa, também do processo de diástole suportando o peso as corrente de sangue proveniente das artérias correspondentes aos ventrículos. Aurícula esquerda e direita;
A aurícula direita possui dois orifícios em sua constituição que são os locais por onde entram a veia cava superior e a veia cava inferior, responsáveis por conduzir sangue pobre em oxigênio proveniente do organismo ate o coração.
A parte inferior da