Aula pr tica da disciplina de sistemas corporais realizada no dia 05 de Setembro de 2014 no laborat rio de Estrutura e Fun o na Universidade Potiguar

607 palavras 3 páginas
Aula prática da disciplina de sistemas corporais realizada no dia 05 de Setembro de 2014 no laboratório de Estrutura e Função na Universidade Potiguar, unidade Salgado Filho, no período noturno. A turma foi divida em dois laboratórios e cada uma com um instrutor, nosso grupo composto por Tamara Kelly, Lunnara, Amanda Raquel, Fabiano Slaviero, Janayr, Vitor, ESQUECI O NOME DA OUTRA MULHER, orientado pelo professor Luiz.
A aula foi dividida em quatro estações e cada grupo passaria em cada uma delas. A primeira estação determinada para o nosso grupo foi a estação de número 04 que se referia a evocação e experimentação de algumas respostas motoras somáticas e viscerais e uma discussão o sobre os mecanismos causais da atividade, bem como o nível topográfico em que as associações sensoriais e motoras ocorrem. Nesta estação utilizamos alguns materiais como a lanterna de pilha e o martelo para exploração de reflexos.
Para realização desta estação, solicitamos que o nosso colega Vitor sentasse a mesa com as pernas pendentes para estimularmos com o reflexo com o martelo, mas apesar de diversas tentativas não conseguimos o desejado neste momento, então solicitamos que a nossa colega Lunnara sentasse a mesa, para então tentar o estimular o reflexo tendinoso, fizemos o rodízio e ao golpear o tendão patelar obtivemos o reflexo.
O martelo ao tocar no tendão do músculo quadríceps, causa o estiramento, ativando as fibras dos fusos musculares. Assim as fibras aferentes levam esta informação até a coluna dorsal da medula espinhal, fazem sinapses com os motoneurônios que inervam o músculo homônimo, causando uma contração reflexa (extensão da perna). Um determinado movimento não depende apenas de um músculo, durante a contração dos músculos extensores, os músculos flexores devem relaxar, e vice-versa, ocorrendo assim uma reciprocidade nos reflexos.
Partimos para a outra fase do reflexo, que foram os reflexos oculares. Esta parte foi realizada com o Fabiano, primeiramente fizemos no

Relacionados